INFORMAÇÕES
(54)3046-0914

CURSOS

Administração

Ciente de que a interferência das atividades humanas nos ciclos naturais está comprometendo de forma significativa a condição de equilíbrio do ecossistema planetário e provocando fenômenos quase irreversíveis de degradação do meio ambiente, a Instituição incorpora como um de seus valores fundamentais a responsabilidade socioambiental. O desenvolvimento sustentável, considerado como norteador de políticas de Gestão Sócio-Ambiental, é definido como “aquele que atende às necessidades do presente sem comprometer a possibilidade das gerações futuras de atenderem as suas próprias necessidades” e está baseado em três elos principais: econômico, ambiental e social.

 

Missão do Curso

 

A Missão do Curso de Administração será:

 

Preparar profissionais para atuar na área de administração, estimulando o desenvolvimento de suas competências para compreender o contexto globalizado e para atuar em realidades complexas e diversificadas; e buscando o seu comprometimento com VALORES como a ética, a responsabilidade socioambiental, a valorização do ser humano, os interesses coletivos e a inovação gerencial e tecnológica.

Objetivos do Curso

 

Os objetivos do Curso de Administração foram organizados de forma a proporcionar o direcionamento de suas ações futuras em busca de uma formação adequada às exigências do contexto e da sociedade e alinhada com os Princípios Acadêmico-Pedagógicos da Instituição. Assim, o Curso está estruturado de forma a possibilitar ao egresso:

• Desenvolver consistente formação teórico-empírica;
• Identificar e selecionar oportunidades para o desenvolvimento das organizações e da sociedade;
• Desenvolver o espírito criativo e inovador na busca de novos conhecimentos e atitudes transformadoras da realidade organizacional e socioambiental;
• Compreender a complexidade e a diversidade sócio-cultural do ambiente externo e interno das organizações; Aprimorar as tecnologias gerenciais adaptando-as às diferentes realidades;
• Desenvolver o pensamento global e a capacidade de ação local; Interagir com o contexto social comprometendo-se com suas demandas; e
• Atuar na sociedade como profissional e cidadão consciente de suas responsabilidades socioambientais e éticas na promoção do bem comum e dos interesses coletivos.

Vocação do Curso

 

A vocação do curso estará orientada para a formação de profissionais comprometidos com as demandas sociais e com os problemas globais, com uma postura orientada pela inovação e pelo aprendizado permanentes e com uma postura ética em relação aos seus semelhantes. Tal vocação pode ser percebida pelo teor das ações pedagógicas propostas, pela intenção de contratação de um corpo docente qualificado, pelos objetivos e princípios da IES, assim como pela proposta de inserção de temas transversais alinhados com compromissos éticos para com a comunidade interna e externa do Curso.

Campo de atuação profissional

 

O artigo 2º da Lei nº 4.769/65 (09 de setembro de 1965) regulamenta a atividade do profissional de Administração conforme apresentado a seguir:

Art. 2º - A atividade profissional de Administrador (*) será exercida, como profissão liberal ou não, mediante:
a) pareceres, relatórios, planos, projetos, arbitragens, laudos, assessoria em geral, chefia intermediária, direção superior;
b) pesquisas, estudos, análise, interpretação, planejamento, implantação, coordenação e controle dos trabalhos nos campos da Administração, como administração e seleção de pessoal, organização e métodos, orçamentos, administração de material, administração financeira, administração mercadológica, administração de produção, relações industriais, bem como outros campos em que esses desdobrem ou aos quais sejam conexos (Lei nº 4.769/65).

 

Conforme o que regulamenta a atividade do profissional de administração percebe-se que este é um profissional que possui um amplo campo de atuação como profissional liberal ou não. Não atuando como profissional liberal poderá ter vínculo com instituições públicas ou privadas e ainda com organizações do terceiro setor, atuando nas mais diversas áreas da administração, conforme o dispositivo legal apresentado.

 

O mercado para esse profissional consiste, portanto, em atividades com vínculo empregatício na iniciativa pública e privada, nos níveis técnico-administrativos ou nas atividades de gerência de empresas e organizações . Além disso, o administrador poderá atuar como empreendedor nas instituições de ensino, onde o campo de trabalho tem se ampliado significativamente nos anos mais recentes.

 

Pelo amplo espectro de atuação possível a este profissional é preciso que tenha um perfil ativo, empreendedor, com postura criativa, aberto a novas idéias, catalisador de mudanças e consciente de que sua atualização profissional faz parte de um processo de aprendizado permanente.

 

Devido ao caráter generalista do Curso de Administração das FJP, o profissional egresso do curso deverá estar preparado para atuar nestas diversas áreas, de acordo com o aprofundamento em ênfases especificas escolhido pelo aluno no decorrer de sua formação.

1º Semestre

Código

Disciplina

Créditos

Carga horária

1

Introdução a Administração

4

72

2

Direito do Trabalho

4

72

3

Sociologia Organizacional

2

36

4

Introdução Pesquisa Administração

2

36

5

Psicologia Organizacional

4

72

6

Matemática

4

72

2º Semestre

Código

Disciplina

Créditos

Carga horária

7

Teorias da Administração

4

72

8

Cenários Econômicos

4

72

9

Gestão de Pessoas

4

72

10

Direito Tributário e empresarial

4

72

11

Matemática financeira

4

72

3º Semestre

Código

Disciplina

Créditos

Carga horária

12

Contabilidade

4

72

13

Agronegócios

2

36

14

Coaching e Liderança

2

36

15

Administração de sistemas de Informação

4

72

16

Sistemas de Produção I

4

72

17

Gestão de Serviços

2

36

18

Negociações Empresariais

2

36

4º Semestre

Código

Disciplina

Créditos

Carga horária

19

Custos

2

36

20

Contabilidade Gerencial

4

72

21

Sistemas de Produção II

4

72

22

Marketing

4

72

23

Inovação e sustentabilidade

4

72

24

Direito do Consumidor

2

36

5º Semestre

Código

Disciplina

Créditos

Carga horária

25

Estatística

4

72

26

Gestão da Qualidade

4

72

27

Logística

4

72

28

Marketing Digital

2

36

29

Administração Financeira e Orçamentária I

4

72

 

Optativa I

2

36

6º Semestre

Código

Disciplina

Créditos

Carga horária

30

Administração Financeira e Orçamentária II

4

72

31

Planejamento Estratégico

4

72

32

Empreendedorismo

4

72

33

Tópicos de Filosofia e Ética Empresarial

4

72

34

Cadeia de Suprimentos

2

36

 

Optativa II

2

36

7º Semestre

Código

Disciplina

Créditos

Carga horária

35

Mercado de Capitais

4

72

36

Comércio Exterior

4

72

37

Elaboração e Avaliação de Projetos

4

72

38

TCC I

4

72

 

Optativa III

2

36

 

Optativa IV

2

36

8º Semestre

Código

Disciplina

Créditos

Carga horária

39

Seminários Avançados

4

72

40

TCC II

4

72

41

Mudança e Consultoria Empresarial

4

72

 

Estágio Supervisionado

8

144

 

Atividades Complementares

-

120

 

RECEBER NOVIDADES

Aguarde atendimento...