As FACULDADES JOÃO PAULO II, na condição de instituição de educação superior comprometida com a disseminação do conhecimento, têm como MISSÃO criar um ambiente educacional auto-sustentável e de qualidade integrando a comunidade na formação e educação continuada de cidadãos inseridos em um contexto globalizado e comprometidos com VALORES como a ética, a responsabilidade socioambiental, a valorização do ser humano, os interesses coletivos e a inovação gerencial e tecnológica.
A Instituição estará comprometida com as atividades de ensino, pesquisa e extensão articulando a teoria e a prática na produção e disseminação do saber para o desenvolvimento de pessoas capazes de atuar e de promover a transformação em realidades complexas e diversificadas.
Os princípios acadêmico-pedagógicos estão alicerçados no propósito de “Educar na diferença, tornando a educação uma prática de liberdade e um processo de desenvolvimento humano, promovendo a vida e a cultura da solidariedade” e expressam a intenção da instituição em:
- Educar para a cidadania e para a ética em sintonia com as demandas sociais da atualidade;
- Educar para o novo e para a perspectiva de transformação social;
- Educar para o desenvolvimento da ciência e do conhecimento;
- Educar para o desenvolvimento da competência individual e coletiva;
- Educar para a capacidade de interação em um contexto de mudanças.
A gestão das Faculdades João Paulo II se desenvolve de modo a proporcionar os meios e as condições para a concretização da filosofia acadêmica da instituição, explicitada nos princípios norteadores da sua prática didático-pedagógica, orientando-se, portanto, pelos seguintes princípios gerenciais:
a) Pensamento sistêmico:
Estabelecer um sistema de gestão capaz de promover o entendimento das relações entre os diversos componentes da organização entre si e com o ambiente externo;
Promover a integração da Instituição com a Comunidade;
Incentivar e manter a pluralidade de idéias promovendo a diversidade de cursos e oportunizando fóruns de debate entre os diversos atores sociais envolvidos com a prática pedagógica e com a gestão do conhecimento;
Promover a participação dos segmentos docente, discente, técnico-administrativo e de representantes da comunidade por meio de uma estrutura de gestão acadêmica colegiada e multidisciplinar;
b) Aprendizado organizacional:
Sistematizar um processo contínuo de avaliação institucional gerando modelos de aprendizagem no nível individual e organizacional que possam ser compartilhados com a sociedade como um todo;
Buscar novos patamares de conhecimento para a instituição por meio da percepção, reflexão e compartilhamento de experiências;
c) Cultura de inovação:
Preparar a instituição para os desafios do futuro através da melhoria contínua das práticas de gestão acadêmica e administrativa e da atuação em áreas inovadoras do conhecimento;
Promover um ambiente favorável ao desenvolvimento da criatividade, experimentação e implementação de novas idéias.
d)Liderança e Constância de Propósitos:
Atuar de forma aberta, transparente e democrática visando ao desenvolvimento da cultura de excelência.
e) Orientação por processos e informações:
Orientar a gestão pelos processos administrativos de planejamento e controle de modo a desenvolver um sistema de informações que facilite a tomada de decisão e a revisão das práticas e processos institucionais, gerenciais e operacionais.
f) Visão de futuro:
Formar profissionais socialmente responsáveis preparados integralmente para enfrentar os desafios de uma sociedade em contínua transformação.
g) Geração de valor:
Alcançar resultados consistentes de forma sustentada para todos os grupos de interesse da instituição.
h) Valorização das pessoas:
Estabelecer relações com as pessoas, criando condições para que elas se realizem profissionalmente e humanamente, maximizando seu desempenho por meio do comprometimento, desenvolvimento de competências e espaço para empreender.
i) Conhecimento sobre o ambiente:
Conhecer e entender as relações com o ambiente geoeconômico, visando à criação de valor de forma sustentada e comprometida com o desenvolvimento da sociedade.
j) Desenvolvimento das parcerias:
Estimular a realização de parcerias com organizações empresariais, governamentais e não-governamentais, entidades de classe, fundações, associações comunitárias, bem como outras organizações educacionais visando à utilização e à absorção das competências essenciais existentes e o desenvolvimento de novas competências transformadoras e inovadoras.
k) Responsabilidade social:
Desenvolver ações pedagógicas relacionadas à gestão socioambiental que estimulem a formação de egressos comprometidos com a mudança e transformação social e com a qualidade de vida.
A Faculdade João Paulo II possui em sua biblioteca mais de seis mil (6.000) títulos à disposição de seu corpo discente e docente, além da assinatura de diversos periódicos especializados nas áreas de Direito, Administração de Empresas e Comércio Exterior. Todas as obras estão devidamente atualizadas e tombadas junto ao patrimônio da Instituição. Essa ferramenta será de fundamental importância para a pesquisa e construção do conhecimento acadêmico-científico de nossos alunos.
A Biblioteca também dispõe de gabinetes para estudo individual e salas para estudo em grupo.
O Laboratório Tecnológico é composto de 25 equipamentos de última geração, com telas LED e conexão wireless de 10MB para a rápida consulta e trasmissão de dados dos alunos e professores. Essa conexão wireless está disponível por toda a sede da Instituição.
O Auditório possui cem (100) lugares dispostos de acordo com o padrão de Instituições norte-americanas para ser utilizado em eventos, palestras, seminários e workshops. O mesmo está à disposição da comunidade para a utilização em eventos ligados à educação, cidadania, inclusão social, entre outros.
A Faculdades João Paulo II Passo Fundo possuem um moderno laboratório.
Contamos também com uma moderna sala com mesas de desenho.